GHS recebe touca que evita queda de cabelo durante quimioterapia

Na manhã desta sexta, 18/2, aconteceu o ato de entrega da touca inglesa Paxman ao Grupo Hospitalar Santiago (GHS). A tecnologia age para combater um dos efeitos colaterais mais traumatizantes da quimioterapia: a queda do cabelo. O equipamento foi comprado com uma emenda parlamentar de 200 mil destinada pelo deputado Marcelo Brum. Ele esteve em Santiago participando da cerimônia.
Na foto acima, a direção do GHS, o deputado Marcelo Brum e integrantes do Grupo Ellas, um dos parceiros da campanha “Cada Fio Conta”.
“O tratamento do câncer vai muito além da questão física, tem a questão emocional e, principalmente, a autoestima. A touca inglesa chega num momento ideal para ajudar os pacientes que estão em tratamento”, destacou o diretor Rúderson Mesquita.

Com a chegada da touca inglesa, os pacientes de Santiago e região terão acesso, via SUS, a essa tecnologia que já foi utilizada por muitos famosos e está presente nos principais centros de referência de tratamento de Câncer nos Estados Unidos e Europa.

Atualmente, o RS é o estado do país com maior capacidade de atendimento com a touca inglesa. O equipamento está presente em clínicas e hospitais de Porto Alegre, Erechim, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Bagé. Este ano, além de Santiago, Novo Hamburgo e Ijuí também passaram a oferecer o tratamento com a touca inglesa.