Geral

Manoel Viana, São Vicente e Santiago declaram situação de emergência

manoel viana

Nesta quinta (13/1), o prefeito Gustavo assinou o decreto que coloca Manoel Viana na lista com mais de 200 municípios afetados pela estiagem.

O decreto foi emitido após o parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e possibilitará que o município solicite apoio dos governos estadual e federal no atendimento às famílias atingidas pelo problema.

Desde julho de 2021 chove abaixo da média. Há um grande número de produtores sem água em seus açudes. Outros estão quase secos e com a qualidade imprópria até mesmo para o consumo dos animais. Desta forma, o município não possui maquinário suficiente para fazer a limpeza e conservação desses bebedouros para a manutenção da produção agropecuária.

Em São Vicente, o decreto foi assinado também nesta quinta pelo vice-prefeito Luiz Antônio Ferreira dos Santos (o prefeito está de férias). A produção rural do município, que representa mais de 80% do PIB, está comprometida por falta de chuva. Há perdas irreversíveis nas lavouras, além da silagem para os animais, queda na produção do gado de corte, produção de leite, agricultura familiar, produção de verduras e hortaliças…

9f213ba5 e9cc 4083 b94c 65886e129656

Santiago já perdeu 160 milhões

Na tarde de hoje, o prefeito Tiago Gorski assinou o decreto de emergência 008/2022 que declara a situação de emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem. A falta de chuvas já trouxe perdas irreversíveis na agricultura e pecuária. Perto de 100 famílias do interior estão recebendo água em caminhões-pipa pela secretaria de Agricultura, Defesa Civil e Exército. Os documentos já foram entregues para a Defesa Civil do Estado, através da coordenadoria regional, para o encaminhamento da homologação e busca de auxílio. Veja o comunicado!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios