Geral

Ex-prefeito Vulmar Leite: ‘Santiago precisa de uma nova barragem’

Vulmar de roupa social na barragem
Cena de 2012 – barragem secando

Santiago aprendeu ou não? As lições que a estiagem deve deixar

A Rádio Nova Pauta recebeu o ex-prefeito Vulmar Leite, o qual governou Santiago de 93 a 96. Ele foi um dos raros a romper com a hegemonia do PP em Santiago. Vulmar é engenheiro agrônomo, também foi secretário do governo Rigotto.

barragem canalização 1
Em 2012 foi preciso bombear água do Lajeado.

Ele falou das lições que a estiagem deve deixar, visto que a seca de 2012 não surtiu muito efeito pedagógico.
A primeira lição é que os pesquisadores estudam variedades de soja ainda mais resistentes à estiagem. A outra é que Santiago precisa de uma nova e segunda barragem.

WhatsApp Image 2022 01 25 at 10.01.34
Vulmar Leite e João Lemes

Vulmar lembrou de que Santiago precisava ter avançado na questão da barragem. Quando ele foi prefeito, o consumo de água já era grande e praticamente dobrou. Ele acredita que era preciso fazer uma nova barragem e ter como lição essas estiagem, pois há pouco ocorreu uma (2012) e se não fosse o 3º Lajeado, Santiago teria que racionar água.

Vulmar foi um prefeito bastante polêmico em sua época, mas também deixou seu bom legado. Essa estiagem é uma das piores e que o agricultor deve se preparar para ter reservas de água em suas propriedades, ampliar seus açudes. “Creio que os governos vão atender o produtor, principalmente prorrogando dívidas e trazendo um recurso emergencial para a sobrevivência deles, principalmente os pequenos.

“A agricultura foi quem segurou o Brasil durante a Pandemia. E falando nisso, aquele isolamento não deveria ter ocorrido. Como que um pobre vai sobrevir ficando em casa, sem ter comida na mesa. Por que segurar uns em casa enquanto havia mercados cheios, ônibus lotados etc”?.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Ação não permitida !!

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios