Geral

Especialista faz alerta: este solão é um prato cheio para o câncer de pele

ana paula333

Câncer de pele:
Quanto mais cedo, mais chances de cura

Santiago – A rádio Nova Pauta recebeu a médica dermatologista Ana Paula Nicola. Ela é filha de médicos (João Portela e Sônia Nicola). “Optei pela dermatologia porque acho fascinante o fato de cuidar da pele. O câncer de pele é o de mais incidência no mundo e aqui no RS também é muito forte por causa das etnias. No RS, os números são semelhantes aos da Austrália, país com mais casos”.

Com a pandemia, muitos pacientes procuram a clínica com casos mais avançados de câncer, até porque ficaram receosos de procurar atendimento em período de restrições. “O câncer de pele, quando descoberto no início, a chance de cura é de 90%. É uma taxa elevada e sempre explico isso para os pacientes para acalmá-lo. Na nossa clínica também fizemos a retirada de nódulos e cistos de pele”.

Sinais de alerta

Os três principais tipos de câncer de pele são os dois carcinomas e o melanoma (que é o mais grave). Os carcinomas nascem com as manchinhas, às vezes, avermelhadas, e que não costumam doer e com dificuldades de cicatrização. O melanoma é uma pinta escura. Pode nascer de uma pinta que a pessoa já tenha no corpo e que começa a mudar.

Proteção

Os protetores solares são a principal maneira de se proteger do sol. No mínimo, use um fator 30 para corpo ou rosto. Para o rosto, o melhor é se for um 50 ou 60. Para índices mais altos, somente para quem já teve problemas de pele. O importante é usar sempre, seja inverno ou verão, e repassá-lo a cada duas horas. Ou, ao menos duas vezes ao dia em todas as partes expostas do corpo, inclusive nos pés.

Estética

No consultório, a médica Ana Paula também faz outros procedimentos voltados à estética, como a aplicação de botox, laser para remoção de manchas, tratamento da rosácea, entre outros. A médica atende na Clínica Cais, na Getúlio Vargas, 2393.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Ação não permitida !!

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios