Geral

Saúde da mente nos alimentos

Roberto Fernandes Nicola 2 copy 1

Roberto Fernandes Nicola*
O Projeto Genoma Humano nos trouxe muitos conhecimentos e reflexões. Talvez, o maior deles é que nossa saúde não irá depender exclusivamente do nosso material genético, mas em como silenciar genes que nos trarão doenças e ativar os genes benéficos.

Existem inúmeros mitos em relação ao Alzheimer, por exemplo: é genético, é inevitável com a idade e é quase certo se você chegar ou passar dos oitenta. Entretanto, o destino do cérebro não está nos genes. Não é algo inevitável.

Muito da saúde do cérebro depende dos alimentos. Aquilo que você come irá realmente interferir no modo que você irá se concentrar, aprender, se relacionar com o mundo e com as pessoas. Existem muitos alimentos inflamatórios que desencadearão inúmeros problemas e estão no seu prato todos os dias. Esta inflamação inicia frequentemente com quadros de rinite, cefaleias, depressão, alteração de humor, insônia e evolui para uma condição crônica que pode acarretar até mesmo a doença de Alzheimer ou outro tipo de demência.

Não procure ter saúde após chegar o adoecimento. Como está escrito por Nei Jing, século II a.C, “Manter a ordem, em vez de corrigir a desordem, é o princípio básico da sabedoria. Curar a doença depois que ela aparece é como cavar um poço quando se tem sede, ou forjar armas com a guerra iniciada.”

*Médico formado pela Universidade Luterana do Brasil (Canoas) e psiquiatra pela Fundação Universitária Mário Martins (Porto Alegre), é um dos mais requisitados do Estado. Atua como médico do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense na área de Psiquiatria do Esporte e Medicina do Esporte, onde possui Pós-Graduação pela VerboMed. Ele atende presencialmente em Porto Alegre, como psiquiatra e psicoterapeuta, mas também é um profissional disponível para consultas online. Fone: (51) 99858-9544.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios