Geral

Surto de diarreia aguda chega a Santiago

tipos de diarreia 33919 l 1

As internações por covid estão estabilizadas (há sete hospitalizados) . No entanto, outro surto preocupa a direção do hospital. Conforme a médica Sônia Nicola, diretora técnica do GHS, na noite passada foram atendidas no pronto-socorro 11 pessoas com sintomas da diarreia aguda. A maioria pertence a mesma família. Ninguém precisou de internação.

Há pouco, a Secretaria Estadual da Saúde emitiu alerta de surto da doença, sendo que 25 municípios registraram casos. Mais de 2 mil pessoas se contaminaram desde o final de agosto. No alerta epidemiológico, consta que a suspeita é de que a contaminação esteja associada à ingestão da água.

Os principais sintomas

Entre os sintomas, diarreia que pode ou não ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômito e febre. Ela pode provocar desnutrição e desidratação intensas e, se não for tratada, leva à morte, razão pela qual atendimento médico deve ser procurado logo que os primeiros sintomas se manifestarem.

Prevenção e causas

As orientações da médica Sônia Nicola são: ferver a água e lavar os alimentos que são comidos crus. A doença é causada por uma bactéria ou um vírus chamado norovírus. As pessoas devem se hidratar, tomando muito líquido para compensar a perda pela diarreia.

Transmissão – É oral e pode ser fecal também. “cada vez que for defecar, lavar muito bem as mãos”, orienta a médica.

Alerta sanitário

A vigilância sanitária da secretaria de Saúde está trabalhando no monitoramento dos casos, mapeamento de áreas e atendimento aos infectados.

“Em contato com a gerência da Corsan, algumas ações conjuntas estão sendo desenvolvidas dentro dos protocolos de enfrentamento. O gerente Lusardo Parizi informou que a situação não está ligada à qualidade da água tratada e distribuída na cidade, porém determinou a ampliação da graduação de cloro nas redes de saída do centro de tratamento local. Reforçamos a necessidade dos cuidados de higiene pessoal e cuidado no uso de fontes alternativas de água”, informou o secretário Eldrio Machado.

810ac8b1 3b65 4e00 9d26 3a9c9cbe23c7

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios