Geral

Aprimore o conhecimento através do Eneagrama

eduardo rosa 2
“No mundo, o Eneagrama é a ferramenta mais simples e palatável, capaz de ser compreendida por qualquer pessoa para desenvolver a si mesma pelo seu padrão emocional.” Eduardo Rosa.

Santiago – O programa A Pauta é pela 100.7 recebeu Eduardo Rosa, que atua como trainer do Eneagrama, método de Gestão Emocional. Ele é especialista em Terapia Corporal Rathiana, formado com o psiquiatra Dimas Calegare, em São Paulo. Eduardo também cursou tecnologia em transações imobiliárias e Direito. Aos 12 anos trabalhou como office boy, na corretora de seu pai. Também atuou como aprendiz no Banrisul e morou em Santa Maria, Porto Alegre, São Paulo e Curitiba. Em 2012 surgiu em sua vida o amigo Airton Leonardo, que o apoiou indicando para fazer o treinamento. Com os treinamentos, conheceu o Eneagrama, que o incentivou a fazer o que sempre quis; ser professor.

O desenvolver das emoções

Eduardo falou que no final de setembro haverá um curso de Eneagrama em Santiago. É uma técnica de gestão humana reconhecida em todo o Brasil. “No mundo, o Eneagrama é a ferramenta mais simples e palatável, capaz de ser compreendida por qualquer pessoa para desenvolver a si mesma pelo seu padrão emocional.” O Eneagrama está estruturado dentro de um símbolo matemático que serve para explicar qualquer tipo de processo contínuo. Até mesmo a rotina diária de qualquer empresa pode ser explicada através do símbolo. O que o treinamento faz é o desenvolvimento das emoções humanas.

Eneagrama não é novidade

Na década de 80, o Eneagrama era a ferramenta mais utilizada pelas grandes empresas, como a Toyota, para a gestão de pessoas e desenvolvimento. Como tudo, há uma grande ascensão e depois o resfriamento. Dos anos 2010 para frente, o Eneagrama volta a tomar bastante corpo, já que aquilo que era dito lá em 1980 continuava valendo.

eneagrama logo E9 copy 1

As nove emoções

Todas as pessoas têm as nove emoções (orgulho, vaidade, inveja, avareza, medo, gula, luxúria, indolência e raiva). Os que compõem o centro do coração (orgulho, vaidade e inveja), da cabeça (avareza, medo e gula) e instintivo (luxúria, indolência e raiva).

Centros de inteligência

São três centros de inteligência, já visíveis na construção de nosso corpo. “O embrião tem três camadas básicas: ectoderma, mesoderma e endoderma. A ectoderma é responsável pela formação do nosso sistema nervoso central (ou seja, da cabeça); a endodérmica é responsável pela formação dos nossos órgãos de produção de energia, digestivo e respiratório (ventre); e a camada mesodérmica é responsável pela formação do nosso sistema esquelético”.

Emoções definidas

Eduardo explicou que cada pessoa já nasce com sua emoção definida e que não é possível mudá-la, mas sim melhorar. “Primeiro é preciso reconhecer e aceitar, porque todo desenvolvimento parte de aceitação. Para depois entender qual o processo de melhoria disso”. Eduardo explicou que através da Terapia Rathiana também é possível descobrir o perfil de qualquer pessoa sem que ela diga nada.

Contatos com Eduardo: 99701-3436 ou edurosa3, no Instagram.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios