Geral

Aos poucos elas estão desaparecendo. A reposição não acompanha as retiradas

WhatsApp Image 2021 09 21 at 14.32.13 1

21 – Dia da Árvore – Elas têm papel fundamental no controle da temperatura e aumento da umidade do ar, além da sombra agradável nas calçadas e pátios.

Santiago – A guerra é com os muros e calçadas, pois as raízes tendem a levar tudo por diante. Também se fala na questão da fiação elétrica, sinalização, iluminação e a segurança dos pedestres.

A reposição com espécies apropriadas muitas vezes não acompanha a retirada das árvores e ruas desertas, sem nenhum verde, são comuns em nossa cidade. Nesta foto há um comparativo na rua Benjamin Constant. Em 2012 era possível notar uma rua mais arborizada, com grandes espécies. Já em 2021 se vê pouco verde, árvores mortas. Algumas foram replantadas. Então, o jeito é dar tempo ao tempo para voltar o tempo do verde.

meio ambiente arvore

Campanhas e plantio
Segundo a secretária do Meio Ambiente, Andriele Martins, a secretaria faz campanhas e plantio por meio de parcerias com o Exército, RGE, escolas e associações de bairros. A indicação é que as mudas sejam do Horto Florestal, pois têm justamente essa finalidade, a arborização urbana.

Quem poda mal, leva multa
Poda em árvores urbanas depende de autorização, passando por análise técnica e justificativa legal. Quando autorizada, para cada árvore nativa retirada é solicitado o plantio ou doação de 15 mudas da mesma espécie.
No caso das exóticas, é feita a reposição, com análise técnica da espécie a ser replantada

A importância das árvores é inquestionável
A criação do Dia da Árvore surgiu para conscientizar sobre sua importância, inclusive para a vida dos seres humanos. O objetivo é defender as florestas contra propostas de políticas ambientais questionáveis.

A data foi escolhida em razão de coincidir com a chegada da primavera no Brasil.

Essenciais para a existência
As árvores são essenciais para a nossa existência; produzem oxigênio, contribuem para a biodiversidade, redução da poluição do ar, servem para alimentação, produção de remédios… Em grandes cidades reduzem a temperatura e contribuem para a beleza paisagística.

WhatsApp Image 2021 09 21 at 14.47.02

João Lemes

Oi! Aqui é o João Lemes, editor do Expresso Ilustrado e do site Nova Pauta. Sou graduado em Língua Portuguesa e membro da Academia Santiaguense de Letras. Gosto de abordar todos os temas. Se você gostou, obrigado, se não gostou, obrigado por ter lido. Aceito sugestões. Um abraço.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Basta observar o Cidade Ativa e o corte sem critério técnico nas árvores. As consequências são visíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios