Geral

Especialistas vêm com estranheza boatos sobre frio extremo no sul

inverno6

Os boatos falam em temperaturas de -10 e até de -15ºC

Sim, haverá uma semana gelada, temperada com umidade capaz de gerar neve, mas nada que fuja muito ao que ocorreu ainda neste inverno e em outros.

Pelos grupos de WhatsApp há projeções alarmantes falam em uma onda de frio para o sul nos próximos dias das mais intensas em seis décadas. Outros até falam em uma mini-Era Glacial. Segundo meteorologistas ouvidos pelo jornal Zero Hora, a massa de ar polar será forte, mas nada indica que vá quebrar recordes.

Antes do frio vem a chuva devido a uma frente fria que avança nesta segunda, 26. O tempo instável predomina até terça, 27, intercalado com períodos de céu nublado. As mínimas serão típicas de inverno e variam de 5ºC a 7ºC.

Na quarta, 28, as temperaturas caem muito; tem geada e neve na serra. A partir de quinta, 29, a sensação de frio aumenta. As mínimas podem ficar abaixo de – 2ºC.

O frio deve ser ainda mais intenso em Santa Catarina: 4ºC. Isso é recorde? Nada indica isso, analisa a meteorologista Cátia Valente, da Defesa Civil e da rede Somar.

“Teremos muito frio. É que nos últimos anos os invernos foram amenos. Será algo excepcional? Nada aponta isso. Houve frios intensos em 2013 e 2011, talvez chegue próximo a isso. Não creio que seja a mini Era do Gelo ou algum evento extraordinário dos últimos 60 anos, como foi cogitado por alguns”, disse ela.

O meteorologista Vagner Anabor, da UFSM, encara com estranheza os boatos sobre quebra de recordes de frio. Ele confirma que será uma semana gelada, temperada com umidade capaz de gerar neve, mas nada que fuja muito ao que ocorreu ainda neste inverno e em outros.

Marcelo Schneider, do 7º Distrito de Meteorologia (São Paulo), diz que a friagem será muito intensa na semana, mas não acredita em recordes. Ele diz que o Sul vivenciou climas semelhantes em 1965, 1975, 2000 e 2013, para ficar em alguns exemplos. “Terá todos os elementos de inverno e serão uns quatro dias intensos”, sintetiza.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Vejo dedos dos corruptos da JBS, para garantir compra de milho e soja antes de uma possível elevação de preços, que se dará, não por conta de geada, mas dá quebra de safra dos EUA, por causa de seca por lá.
    Esses caras são canalhas.

  2. Este Gustavo Vitorino da Rede Pampa é o maior mentiroso e fascista da imprensa gaúcha. Mente pelos cotovelos e quer criar pânico na população dizendo que vai morrer gente congelada e que o RS e SC terão frio de 15 graus negativos. Um vídeo falk news no programa Atualidades da TV Pampa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios