Geral

A Ávato faz de Santiago uma cidade conectada

cidade conectada

Com praças com wi-fi liberado, onde qualquer pessoa pode acessar com uma ótima velocidade conteúdos seguros, uma vez que a cidade é protegida por um sistema que impede ataques maliciosos. Pois agora você pode!

Já imaginou morar em uma cidade conectada? Com praças com wi-fi liberado, onde qualquer pessoa pode acessar com uma ótima velocidade conteúdos seguros, uma vez que a cidade é protegida por um sistema que impede ataques maliciosos. Pois agora você pode! A Ávato Tecnologia concluiu este mês a inclusão de Santiago, no interior do Rio Grande do Sul, como uma cidade conectada.

Agora a cidade conta com cabeamento de fibra óptica de ponta a ponta no perímetro urbano, o que inclui a Prefeitura, suas Secretarias, escolas municipais, postos de saúde, dentre outros; inclusive conectividade no interior; e wi-fi em sete redes públicas, o que inclui os Parques Zamperetti e da Lagoa, Ginásio Municipal, Praças Central, Tomaz Fortes, de Brinquedos e do bairro Ana Bonato.

Mais economia para o município

Com isso, Santiago dá um salto em relação a economia e a conectividade. Conforme o gerente de relacionamento de governo da Ávato, Tiago Dalla Porta, estudos da empresa apontam uma economia média de 40% em custos com telefonia em cidades que adotaram esse sistema.

“Normalmente as cidades possuem várias linhas telefônicas e contratos com diversas operadoras, o que gera um custo variável. Através do sistema que instalamos o custo para Santiago agora será fixo, não necessitando ficar a mercê desse tipo de flutuação de mercado”, destaca.

Segundo Franco Leondi dos Santos, que encabeçou o projeto Santiago Conectada, quando ocupava o cargo de coordenador de TI da Secretaria de Gestão, a conexão do município era muito precária. “Não havia fibra óptica, a velocidade era baixa e o serviço era instável. Agora estabilizou todos os serviços do município. Aumentou a disponibilidade para os equipamentos dos servidores. Sem contar a economia gerada ao centralizar os serviços; a possibilidade de atrair mais empresas devido a infraestrutura; e beneficiar o cidadão através dos ambientes conectados”, afirma.

Conectividade para todos

O gerente de aprovisionamento da Brasil TecPar (a qual a Ávato pertence), Vilson Hopf, afirma que a ideia ao tornar uma cidade conectada não é apenas levar diversos serviços e soluções tecnológicas que deixam seus sistemas mais rápidos e seguros, mas sim levar conectividade aos munícipes.

“Desse modo, podemos conectar as pessoas, deixar elas mais próximas umas das outras. Fazer até mesmo uma escola do interior ter um acesso maior ao mundo, facilitando a vida dos alunos e professores, e tudo isso de forma segura, uma vez que o sistema impede o acesso a conteúdos impróprios da internet”, relata. 

Além disso, a equipe de TI da Prefeitura recebeu treinamento especializado dos profissionais da Ávato em relação à administração do firewall (sistema de proteção) da rede da Prefeitura.

Todas essas benfeitorias fazem parte do projeto Santiago Conectada, da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Gestão, comandada pelo Secretário Municipal Alesson de Mello, que tem como objetivo aproximar as pessoas e deixá-las ainda mais conectadas.

Entenda o que foi feito   

  • Internet Corporativa: proporciona um serviço de internet de qualidade com velocidade suficiente para atender as demandas do município com o máximo de disponibilidade possível;
  • Firewall de última geração NGFW: proporciona segurança da informação, controlando tudo o que trafega na rede de dados da prefeitura e suas secretarias, inclusive acesso de locais públicos. Possibilita o controle de todo o conteúdo de acesso à internet;
  • MPLS, interligando 55 unidades: proporciona conexão de alta velocidade em fibra óptica das unidades da prefeitura até a sua sede administrativa;
  • Central Telefônica (47 unidades, totalizando 192 ramais e 2 circuitos E1): proporciona a redução de custos da telefonia, agora as unidades da prefeitura podem telefonar entre si sem tarifas e para números públicos com custo fixo;
  • Wi-Fi + Hotspot em 7 pontos públicos: proporciona acesso à internet para a comunidade em 7 locais públicos;
  • Monitoramento: proporciona à equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura ter a visualização completa do funcionamento da rede, permitindo tomarem ações pró-ativas e estratégias de ampliação e melhorias.

Rumo a um mundo conectado

Devido a essa missão da Ávato, de levar conectividade para todos, a empresa vem trabalhando nos últimos anos para tornar mais e mais cidades conectadas. Outras que passaram por esse processo são: Uruguaiana, Itaara, Dilermando Aguiar, São Pedro do Sul, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, São Borja, Três Passos e Entre Ijuís.

“Os projetos de cada município são pensados conforme as necessidades e especificidades de cada um. O importante é que a Prefeitura deu o primeiro passo implementando essa tecnologia, a rede já está pronta para receber qualquer outra tecnologia futura, tornando assim o mundo um local mais conectado”, salienta Dalla Porta.

João Lemes

Oi! Aqui é o João Lemes, editor do Expresso Ilustrado e do site Nova Pauta. Sou graduado em Língua Portuguesa e membro da Academia Santiaguense de Letras. Gosto de abordar todos os temas. Se você gostou, obrigado, se não gostou, obrigado por ter lido. Aceito sugestões. Um abraço.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios