Geral

Documentos vinculam Bolsonaro à intermediação de insumos para a fabricação de hidroxicloroquina

Bolsonaro cloroquina

A CPI vai em busca das pistas do dinheiro no escândalo da cloroquina dará o tom das investigações nas próximas semanas


Nas próximas semanas, a investigação CPI da Covid no Senado irá apresentar os resultados das investigações sobre a “pista do dinheiro” da cloroquina. Sem alarde, os senadores do grupo majoritário da CPI, inauguraram a nova etapa ao incluir no rol de convocações o nome do empresário bolsonarista Renato Spallicci. Ele é presidente da Apsen Farmacêutica, o maior fabricante de hidroxicloroquina do país. A empresa assinou em 2020 dois empréstimos com o BNDES, o banco estatal presidido por Gustavo Montezano, amigo de infância dos filhos de Bolsonaro. Juntos, os financiamentos do BNDES à Apsen somam 153 milhões, dos quais, 20 milhões já foram liberados.

Documentos oficiais vinculam Bolsonaro à intermediação do fornecimento de insumos a um par de empresas para a fabricação de hidroxicloroquina. A Apsen Farmacêutica é uma delas, A outra é a EMS, vistosa logomarca do mercado de remédios. São esses fios da meada sanitária que os senadores do grupo majoritário da CPI desejam puxar nas próximas semanas.

Bolsonaro fez lobby para que a Apsen e da EMS recebessem da Índia insumos para a produção de cloroquina, um remédio usado contra a malária, mas que foi empurrado para a população brasileira como solução milagrosa contra a covid, colocando o Brasil em risco e na liderança das mortes pela doença.

João Lemes

Oi! Aqui é o João Lemes, editor do Expresso Ilustrado e do site Nova Pauta. Sou graduado em Língua Portuguesa e membro da Academia Santiaguense de Letras. Gosto de abordar todos os temas. Se você gostou, obrigado, se não gostou, obrigado por ter lido. Aceito sugestões. Um abraço.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios