Geral

Restos de caixões, flores, coroas; tudo saiu do cemitério e foi jogado na rua

Santiago – A vereadora Eva Müller (MDB) trouxe à tona um problema de agressão ao meio ambiente. Na sessão desta segunda (19) ela denunciou um lixão que está se formando no portão lateral do cemitério (beco Homero Finamor). “É uma agressão com os moradores vizinhos, porque são restos de caixões, de flores, coroas…Todo o material que está sendo retirado do cemitério é depositado no local. Isso sempre ocorreu, mas agora está enorme a quantidade de lixo”, relatou.

Após denúncias dos moradores, a vereadora esteve no local, fotografou e encaminhou à secretaria de Obras.

Contraponto da Prefeitura

No cemitério municipal temos dois tipos de resíduos: restos de obras e materiais não contaminados, externos aos túmulos, como coroas de flores e vasos (recicláveis); e os resíduos contaminados, como restos de caixões, sacos de restos mortais, peças de vestuário e demais objetos oriundos do interior dos túmulos.

Os resíduos contaminados são armazenados em três BAGs dentro da área do cemitério municipal, e periodicamente a empresa responsável faz a coleta, o transporte e a destinação adequada do material.

Os resíduos não contaminados ficam depositados no beco, no portão lateral do cemitério, e são recolhidos, transportados e descartados pela Prefeitura.

Estávamos em obra no cemitério municipal, com a construção de trinta carneiras públicas. Essa obra foi concluída em 10/04/21. A coleta dos resíduos estava programada para a semana passada, no entanto, em decorrência das chuvas, a secretaria de obras reprogramou o serviço para essa semana.

Hoje pela manhã estivemos no local para averiguar as denúncias da vereadora Eva. Não havia nenhum resíduo contaminado fora dos BAGs, diferentemente do alegado, não haviam restos de caixões descartados, apenas restos de madeiras que foram utilizados nas obras, restos de obras, coroas plásticas (material não contaminados e reciclável), além de uma televisão, pneus e restos de móvel, que provavelmente tenha sido descartado por algum morador no local. As informações são do secretário de Gestão, Alesson Melo.

OBS; As imagens acima foram feitas no final da manhã desta terça. Abaixo, o local já limpo (às 14h).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios