Geral

Populismo e senso comum unidos contra a ciência

Quando agimos apenas pela emoção corremos o risco de cometer sérios erros

(João Lemes) Hoje ouvi de novo a frase que “há muita política sobre o coronavírus”. Concordo. Inclusive há políticos ignorando a ciência e, com isso, ignorando a própria covid. Para tal, usam o dito senso comum de que outras doenças também matam. Eles sabem que estão errados, mas levam o povo a crer numa vontade, numa emoção e não na razão. Isso sim é demagogia e populismo que parte de gente que só sabe atuar pelo viés ideológico.

Vocês acham que não fico triste ao ver a economia travada? Minha emoção diz a toda hora; saia para rua, faça de tudo um pouco que em você a doença não chega, pois és um baita atleta.

Vontade, desejo, senso comum
Respeito opiniões, mas é questão de ciência x senso comum. Veja a que ponto chegamos, como se fosse possível ignorar mortes e hospitais cheios (caso de Rosário e Alegrete). Mas é isso. Enquanto não chega na gente, não conseguimos ver o que está cristalino na razão, menos na emoção. Assim, cada vez que agirmos pela emoção (vontade – desejo), corremos o risco de cometer sérios erros.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios