Geral

Infectologista Leonardo Franco atenderá nesta quarta em Santiago

A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em relação a certas substâncias da natureza, que são chamadas de alérgenos. Essas reações são provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. A alergia respiratória envolve as vias aéreas superiores provocando rinite alérgica, e as vias aéreas inferiores desencadeando asma.

Principais causas das alergias respiratórias

Os agentes que causam esse tipo de alergia são antígenos inalantes em suspensão no ar que penetram no organismo através das vias aéreas: Ácaros da poeira doméstica, Fungos, Baratas, Epitélios de animais e Polens.

Outros fatores podem desencadear ou agravar a rinite alérgica ou asma: Mudanças climáticas, Infecção de vias aéreas superiores principalmente desencadeadas por vírus, Inalação de irritantes inespecíficos (odores fortes, de perfumes, produtos de limpeza), gás de cozinha, fumaça de cigarro, poluentes ambientais, inalação de ar frio e seco

Como reconhecer uma alergia respiratória?

  • Obstrução nasal (entupimento nasal) de uma ou duas narinas
  • Espirros
  • Coceira nasal, acometendo também ouvidos, olhos, palato, faringe, podendo apresentar inclusive um pigarro
  • Coriza, anterior ou posterior geralmente é transparente, podendo apresentar uma secreção pós-nasal, com limpeza constante da faringe
  • Coceira, lacrimejamento e vermelhidão da conjuntiva dos olhos podem estar associados à rinite alérgica, caracterizando a conjuntivite alérgica
  • Dificuldade para ouvir transitória (sensação de ouvido tapado)
  • Cefaleia, tosse, halitose, astenia, sonolência, irritabilidade, perda de apetite, dificuldade para dormir e para se concentrar em atividades escolares ou no trabalho.

Os principais sintomas relacionados a asma compreendem:

  • Tosse (pode ser o único sintoma)
  • Falta de ar
  • Chiado no peito
  • Aperto no peito.

O Médico Infectologista Dr. Leonardo Franco (CRM 32.290), de Santa Maria atenderá nesta quarta-feira, dia 02 de Dezembro, na Clínica Life em Santiago. Graduado em Medicina pela UFPEL, especializado em Clínica Médica e Infectologia em São Paulo, possuindo residência médica em ambas especialidades, é um conceituado especialista na região.

Descontos para Ipê, Fusex, Sindicatos, Cauzzo, Unimed, Pronto Saúde e Secretárias de Saúde.

Agendamento de consultas pelo Fone (55) 3251-2166 e WhatsApp (55) 9.9948-0898 ou na Pinheiro Machado, 2519, no Centro de Santiago. Clínica Life, estabelecimento médico inscrito no CREMERS sob CRM n° 10.186. Direção Técnica: Dr. Manuel R. Crossetti (CRM: n° 36.807).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios