Geral

Há nove regiões com bandeiras vermelha no Estado

bandeiras 2

Esta é a primeira vez que o mapa tem tantos municípios em situação de risco, porém, a metade pode flexibilizar restrições

O afrouxamento em região sob bandeira vermelha pode haver, desde que não haja hospitalização e óbito por coronavírus nos últimos 14 dias e que mantenham atualizados os registros nos sistemas.

As áreas de Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Ijuí, Pelotas, Cachoeira, Santa Cruz, Lajeado e Santa Rosa estão em bandeira laranja. Somente as regiões de Taquara e Bagé se encontram em bandeira amarela.

A decisão está no decreto do governo do Estado e permite afrouxamento de regras em cidades que cumpram determinados requisitos. Isso corresponde a 185 municípios de um total de 301 que estão na zona de alto risco.
Parte das cidades beneficiadas pertencem as regiões de: Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Erechim, Palmeiras das Missões, Passo Fundo e Caxias.

Os municípios têm até as 8h de domingo (28) para recorrerem da decisão. Os técnicos do governo do Estado se reúnem segunda-feira (29) para avaliar eventual incorreção nos dados ou os pedidos de reconsideração dos prefeitos. As medidas entram em vigor na terça (30).

Agravamento no estado

A mudança nas cores para tons mais escuros reflete a piora em uma série de indicadores. Entre eles, o número de óbitos, que aumentou 39,5% desde a sexta(19) de 86 para 120 mortes.

Houve, ainda, um aumento de 19,7% em novos registros de hospitalizações. O número de internados em UTI por síndrome respiratória aguda grave também aumentou, de 366 para 459 pacientes.

As regiões com maior número de novos registros de internações nos últimos sete dias são Porto Alegre (204), Caxias do Sul (76), Passo Fundo (53), Novo Hamburgo (71) e Canoas (41).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Mensagem para que o visitante desative o bloqueador de anuncios